Pages in topic:   [1 2] >
Livros sobre tradução
Thread poster: Salvador Scofano and Gry Midttun
Salvador Scofano and Gry Midttun
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Local time: 06:03
English to Portuguese
+ ...
May 24, 2009

Bom dia colegas,

Estou a procurar livros sobre a arte de traduzir.

Um pouco teórico se possível, já que a parte prática (uso de ferramentas de CAT, pesquisas etc) conheço relativamente bem.

Sei que existem livros em que o autor dá vários exemplos de traduções de um mesmo parágrafo, mostrando as diferenças de estilo. Infelizmente não sei o nome do livro.

Busco cada vez mais traduzir as idéias e fugir um pouco das traduções lite
... See more
Bom dia colegas,

Estou a procurar livros sobre a arte de traduzir.

Um pouco teórico se possível, já que a parte prática (uso de ferramentas de CAT, pesquisas etc) conheço relativamente bem.

Sei que existem livros em que o autor dá vários exemplos de traduções de um mesmo parágrafo, mostrando as diferenças de estilo. Infelizmente não sei o nome do livro.

Busco cada vez mais traduzir as idéias e fugir um pouco das traduções literais. É claro que no caso de traduções técnicas isso não se aplica muito.

O livro pode ser em português ou inglês. Pode ser também algum texto disponível na internet.

Sugestões e comentários são muito benvindos.

Agradeço desde já.
Salvador
Collapse


 
Christina Paiva
Christina Paiva  Identity Verified
Brazil
Local time: 01:03
Portuguese to English
+ ...
Um livro básico... May 24, 2009

Oi Salvador!

Este livro é bem básico - na verdade um curso - com atividades e referências bibliográficas.

Título: Traduzir com autonomia - estratégias para o tradutor em formação
Autores: Fábio Alves, Célia Magalhães, Adriana Pagano
Editora: Editora Contexto - São Paulo - 2003
ISBN 85-7244-146-8


Have fun

Christina


 
Katarina Peters
Katarina Peters  Identity Verified
Canada
Local time: 00:03
English to Portuguese
+ ...
Livros sobre tradução May 24, 2009

Olá Salvador,

O Amazon oferece uma grande variedade de livros sobre tradução em inglês, é só ir a "amazon.com" e digitar "translation" no "search".

Eu tenho um livro interessante e util sobre tradução literária (não confundir com literal):
"Performing Without a Stage - the Art of Literary Translation" by Robert Wechsler, Catbird Press, 1998. É disponível no Amazon.

Boa sorte
Katarina


 
Luís E. dos Santos (X)
Luís E. dos Santos (X)
Brazil
Local time: 01:03
English to Portuguese
+ ...
Curso de tradução May 24, 2009

Caro Salvador,

O site www.logos.it oferece um curso de tradução em vários idiomas, português e inglês incluídos.
O site www.dbb.com.br oferece um curso de tradução a distância.

Boa sorte,
Luís


 
Galina Mitrohovitch
Galina Mitrohovitch  Identity Verified
Local time: 05:03
Portuguese to Russian
+ ...
Umberto Eco May 24, 2009

Umberto Eco. "Dire quase la stessa cosa".
Há tradução portuguesa, "Dizer quase a mesma coisa":

http://www.difel.pt/catalog/product_info.php?products_id=472&osCsid=c49d5892665aef1ced7a55f35347a

Mas este livro é mais sobre a tradução literária.

Boa leitura!


 
Marcos Antonio
Marcos Antonio
Local time: 01:03
English to Portuguese
+ ...
Livros sobre tradução May 26, 2009

São antigos mas bem interessantes. Normalmente encontrados em sebos ou livrarias que vendem livros usados.
- Escola de Tradutores , de Paulo Ronai . Editora Nova Fronteira.
- A arte de traduzir, de Breno Silveira. Edições Melhoramento.


 
Salvador Scofano and Gry Midttun
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Local time: 06:03
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Agradecimento Jun 5, 2009

Agradeço a todos que participaram pelas valiosas sugestões. Deixo o tópico aberto, caso outros queiram contribuir com novas sugestões. Assim outros poderão também ter continuamente acesso a essas sugestões.

 
Susana Valdez
Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Local time: 05:03
English to Portuguese
+ ...
Algumas referências (entre tantas) Jun 15, 2009

Olá a todos(as),

Aqui ficam algumas sugestões, entre tantas possíveis:

Venuti, L. (1992) Rethinking Translation: discourse, subjectivity, ideology, London: Routledge.

Venuti, L. (1995) The Translator’s Invisibility, London and New York: Routledge.

Venuti, L. (1998) The Scandals of Translation – Towards an Ethics of Difference, London and New York: Routledge.

Toury, G. (1995) Descriptive Translation St
... See more
Olá a todos(as),

Aqui ficam algumas sugestões, entre tantas possíveis:

Venuti, L. (1992) Rethinking Translation: discourse, subjectivity, ideology, London: Routledge.

Venuti, L. (1995) The Translator’s Invisibility, London and New York: Routledge.

Venuti, L. (1998) The Scandals of Translation – Towards an Ethics of Difference, London and New York: Routledge.

Toury, G. (1995) Descriptive Translation Studies and Beyond, Amesterdam: Jonh Benjamin.

Rosa, A. (2003) Tradução, Poder e Ideologia. Retórica Interpessoal no Diálogo Narrativo Dickensiano em Português (1950-1999), Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa.

Munday, J. (2001) Introducing translation studies: theories and applications, Londres: Routledge.

Lambert, J and H. van Gorp (1985) “On Describing translations”, in Hermans, T. (eds) The manipulation of literature. Studies in literary translation, London and Sydney: Croom Helm, pp. 42-53.

Levỳ, J. (1989) “Translation as a Decision Making Process”, in A. Chesterman (ed.) Reading in Translation Theory, Helsinki: FinnLectura, pp. 38-52.

Baker, M. (ed.) (1998) Routledge Encyclopedia of Translation Studies, London and New York: Routledge.

Almeida e Pinho, J. (2006) O escritor invisível, Matosinhos e Lisboa: Quidnovi.

Arrojo, R. (1993) Tradução, desconstrução e psicanálise, Rio de Janeiro: Imago.
Collapse


 
Ronivaldo Silva
Ronivaldo Silva
Brazil
Local time: 01:03
English to Portuguese
+ ...
tradução Oct 13, 2009

Susana Valdez wrote:



Eu gostaria de aproveitar este tópico e pedir aos colegas, além das sugestões em relação aos livros sobre tradução, também algo sobre como treinar a concetração em termos de tradução consecutiva e silmultânea. Que tipo de técnica é usada, como treinar etc?

Eu agradeço aos colegas!

Rony


 
Ronivaldo Silva
Ronivaldo Silva
Brazil
Local time: 01:03
English to Portuguese
+ ...
O livro "Construindo o tradutor"? Nov 17, 2009

Marcos Antonio wrote:



São antigos mas bem interessantes. Normalmente encontrados em sebos ou livrarias que vendem livros usados.
- Escola de Tradutores , de Paulo Ronai . Editora Nova Fronteira.
- A arte de traduzir, de Breno Silveira. Edições Melhoramento.


Olá,

Aproveitando esse tópico, eu gostaria de saber se alguém aqui já leu esse livro, "Construindo o tradutor" de ROBINSON, Douglas.

Eu preciso ler livros relacionados a tradução, estou pensando em comprar esse. O que vocês acham?

Aguardo a opinião dos colegas

Um abraço!

Ronysalles.


 
Salvador Scofano and Gry Midttun
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Local time: 06:03
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Escola de Tradutores Nov 17, 2009

Rony, se você ainda não leu Escola de Tradutores, eu recomendaria começar com esse. É fácil de ler e dá uma boa visão dos vários aspectos da tradução. É um livro antigo, mas ainda importante.

Esse que vc mencionou eu não conheço.

Um abraço,
Salvador


 
Fabio Said
Fabio Said  Identity Verified
Germany
Local time: 06:03
German to Portuguese
+ ...
Mais um livro sobre tradução Jul 8, 2010

O Salvador já sabe disso, porque estivemos trocando mensagens meses atrás sobre o assunto, mas ressuscito este tópico para deixar registrado aqui que um dos livros recentes sobre tradução como atividade profissional (não é sobre teoria da tradução, é sobre o mercado de tradução e aspectos do dia-a-dia da prática da atividade profissional de tradutor) é este, que pode ser lido em amos... See more
O Salvador já sabe disso, porque estivemos trocando mensagens meses atrás sobre o assunto, mas ressuscito este tópico para deixar registrado aqui que um dos livros recentes sobre tradução como atividade profissional (não é sobre teoria da tradução, é sobre o mercado de tradução e aspectos do dia-a-dia da prática da atividade profissional de tradutor) é este, que pode ser lido em amostra grátis:

http://issuu.com/fidusinterpres/docs/fabiomsaid_fidusinterpres_amostra

Collapse


 
Metallica81
Metallica81
United Kingdom
Local time: 05:03
English to Portuguese
+ ...
Tradução especializada Aug 25, 2010

Olá a todos,

gostaria de saber se há algum livro de tradução focado na especialização de Relações Internacionais/Governo e Política. Eu estou-me a especializar nestes temas e gostava de ter mais conhecimentos acerca de siglas, formalidades, etc.

Agradeço qualquer ajuda,
Luís


 
Fabio Said
Fabio Said  Identity Verified
Germany
Local time: 06:03
German to Portuguese
+ ...
Segunda edição de "Fidus Interpres", o manual da tradução Jun 16, 2011

Caros colegas,

Anuncio o lançamento da segunda edição do meu livro "Fidus interpres: a prática da tradução profissional", que é um manual de 256 páginas sobre o mercado de tradução e sobre a profissão de tradutor no mundo de hoje.

O livro contém, inclusive, um longo tópico sobre como tirar o máximo proveito do portal ProZ.com, que foi e tem sido um importante elemento de minha estratégia de negócios como tradutor profissional.

A segunda edi�
... See more
Caros colegas,

Anuncio o lançamento da segunda edição do meu livro "Fidus interpres: a prática da tradução profissional", que é um manual de 256 páginas sobre o mercado de tradução e sobre a profissão de tradutor no mundo de hoje.

O livro contém, inclusive, um longo tópico sobre como tirar o máximo proveito do portal ProZ.com, que foi e tem sido um importante elemento de minha estratégia de negócios como tradutor profissional.

A segunda edição está disponível tanto em formato impresso (vendido no Brasil, com entrega em todo o Brasil, e nos Estados Unidos, com entrega mundial), como em formato digital ePub (vendido somente no Brasil). Quem quiser comprar com dedicatória personalizada, pode adquirir o livro direto com o autor.

Todos os detalhes sobre o livro "Fidus interpres: a prática da tradução profissional", inclusive uma amostra grátis e informações sobre onde e como comprá-lo, estão reunidos nesta página:

http://fidusinterpres.com/?page_id=3492
Collapse


 
Stephania Matousek (X)
Stephania Matousek (X)  Identity Verified
France
Local time: 06:03
English to Portuguese
+ ...
Mais referências bibliográficas sobre tradução? Aug 30, 2014

Olá, caros colegas,

Embora este tópico seja antigo, vi que muitos o ressuscitaram ao longo dos anos. Vou fazer o mesmo, pois recentemente li um livro muito interessante sobre tradução literária. Gostaria de compartilhar essa referência, pois vale a pena ler:

BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Se alguém tiver mais dicas, acho que seria uma boa ideia retomar esta discussão! Também
... See more
Olá, caros colegas,

Embora este tópico seja antigo, vi que muitos o ressuscitaram ao longo dos anos. Vou fazer o mesmo, pois recentemente li um livro muito interessante sobre tradução literária. Gostaria de compartilhar essa referência, pois vale a pena ler:

BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Se alguém tiver mais dicas, acho que seria uma boa ideia retomar esta discussão! Também estou sempre em busca de embasamento teórico para a nossa atividade.

Abraços,

Stephania
Collapse


 
Pages in topic:   [1 2] >


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Livros sobre tradução






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »