Recibos Verdes / Abrir Actividade
Thread poster: GoncaloSaMar (X)
GoncaloSaMar (X)
GoncaloSaMar (X)
Portugal
Greek to Portuguese
Aug 12, 2015

Bom dia a todos!

As minhas dúvidas prendem-se com as minuciosidades nas finanças da actividade de tradutor.

No mês passado fui contratado para fazer um trabalho para um gabinete de traduções. Trata-se de o meu primeiro trabalho na área de tradução. A empresa pede agora para enviar um Recibo Verde. É a primeira vez que emito um e não me consigo decidir entre Acto Isolado e Abrir Actividade.

O meu primeiro reflexo foi passar um Acto Isolado, porque,
... See more
Bom dia a todos!

As minhas dúvidas prendem-se com as minuciosidades nas finanças da actividade de tradutor.

No mês passado fui contratado para fazer um trabalho para um gabinete de traduções. Trata-se de o meu primeiro trabalho na área de tradução. A empresa pede agora para enviar um Recibo Verde. É a primeira vez que emito um e não me consigo decidir entre Acto Isolado e Abrir Actividade.

O meu primeiro reflexo foi passar um Acto Isolado, porque, de facto, não tenho forma de saber se receberei mais propostas (e não têm sido muitas).

No entanto, segundo as informações constantes no Portal das Finanças, não estou isento e terei de cobrar um IVA de 20 e tal % ao gabinete (e a empresa pode não achar piada nenhuma a agora, de repente, lhe apresentar um preço diferente o que talvez poderá levar a não querer recorrer mais aos meus serviços)

Alternativamente, poderia fazer declaração de abertura de actividade nas Finanças. Isto porque, apesar não poder saber se terei propostas a curto e médio prazo, desejo continuar a fazer traduções. Será que vale mesmo a pena abrir actividade? Abrindo, terei isenção do IVA como me parece? Haverá algum problema abrir actividade agora, tendo feito o trabalho em Julho ou alguma forma de contornar isto? Que impacto é que terá a nível de pagamentos à SS?

E já agora, alguém me poderia confirmar qual o Código CAE e CIRS para este tipo de actividade? Presumo que 74300 e 1334, respectivamente, mas não tenho a certeza (é novo para mim).


Obrigado desde já!

[Edited at 2015-08-12 05:42 GMT]
Collapse


Ana Chaves
 
Jose Ruivo
Jose Ruivo  Identity Verified
Portugal
Local time: 01:02
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
IVA Aug 12, 2015

Bom dia,

não sei responder-lhe a muito mais, mas uma coisa é certa: se tiver de cobrar IVA a uma empresa, isso para eles não é um custo, porque as finanças acabam por lho devolver ou fazer um acerto de contas com o IVA que a empresa possa ter a pagar às Finanças.

Boa sorte,
José B. Ruivo


 
GoncaloSaMar (X)
GoncaloSaMar (X)
Portugal
Greek to Portuguese
TOPIC STARTER
Recibos Verdes / Abrir Actividade Aug 13, 2015

José Ruivo, obrigado.

Alguém tem mais sugestões?


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 01:02
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Algumas achegas Sep 2, 2015

Concordo com a resposta do José.

Quanto a abrir actividade, o melhor é adiar o mais possível, mas se acha que vai continuar a ter mais trabalho, não há como fugir. Também pode fechar actividade quando quiser (se achar que vai ter poucas probabilidades de ter trabalho em determinada altura) e voltar a abrir. No primeiro beneficia de isenção de IVA se ganhar menos de 10 mil euros e de pagamento à Segurança Social. No segundo ano terá de pagar as prestações de Segurança S
... See more
Concordo com a resposta do José.

Quanto a abrir actividade, o melhor é adiar o mais possível, mas se acha que vai continuar a ter mais trabalho, não há como fugir. Também pode fechar actividade quando quiser (se achar que vai ter poucas probabilidades de ter trabalho em determinada altura) e voltar a abrir. No primeiro beneficia de isenção de IVA se ganhar menos de 10 mil euros e de pagamento à Segurança Social. No segundo ano terá de pagar as prestações de Segurança Social conforme o escalão que lhe couber. Nos meses em que tem actividade fechada não tem de pagar Segurança Social.
Os códigos CAE e CIRS que menciona estão correctos.
Mas pode sempre ligar para a linha do Portal das Finanças. Pela minha experiência, são sempre muito esclarecedores.

Boa sorte!
Cristina
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Recibos Verdes / Abrir Actividade






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »
Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »