Recibos Verdes / Abrir Actividade
Thread poster: GoncaloSaMar (X)
GoncaloSaMar (X)
GoncaloSaMar (X)
Portugal
Greek to Portuguese
Aug 12, 2015

Bom dia a todos!

As minhas dúvidas prendem-se com as minuciosidades nas finanças da actividade de tradutor.

No mês passado fui contratado para fazer um trabalho para um gabinete de traduções. Trata-se de o meu primeiro trabalho na área de tradução. A empresa pede agora para enviar um Recibo Verde. É a primeira vez que emito um e não me consigo decidir entre Acto Isolado e Abrir Actividade.

O meu primeiro reflexo foi passar um Acto Isolado, porque,
... See more
Bom dia a todos!

As minhas dúvidas prendem-se com as minuciosidades nas finanças da actividade de tradutor.

No mês passado fui contratado para fazer um trabalho para um gabinete de traduções. Trata-se de o meu primeiro trabalho na área de tradução. A empresa pede agora para enviar um Recibo Verde. É a primeira vez que emito um e não me consigo decidir entre Acto Isolado e Abrir Actividade.

O meu primeiro reflexo foi passar um Acto Isolado, porque, de facto, não tenho forma de saber se receberei mais propostas (e não têm sido muitas).

No entanto, segundo as informações constantes no Portal das Finanças, não estou isento e terei de cobrar um IVA de 20 e tal % ao gabinete (e a empresa pode não achar piada nenhuma a agora, de repente, lhe apresentar um preço diferente o que talvez poderá levar a não querer recorrer mais aos meus serviços)

Alternativamente, poderia fazer declaração de abertura de actividade nas Finanças. Isto porque, apesar não poder saber se terei propostas a curto e médio prazo, desejo continuar a fazer traduções. Será que vale mesmo a pena abrir actividade? Abrindo, terei isenção do IVA como me parece? Haverá algum problema abrir actividade agora, tendo feito o trabalho em Julho ou alguma forma de contornar isto? Que impacto é que terá a nível de pagamentos à SS?